Era tempo de colégio, eu em meus 15 anos, quando um despertar aconteceu em mim. O despertar para a beleza da solitude, para a força que eu ganhava com o cultivo da minha própria presença.

Naquele tempo minha filha estava com poucos meses e eu estudava num colégio de freiras. Os corredores eram sempre bem encerados, brilhavam e tinham um cheiro próprio.

Vez ou outra eu caminhava por esses corredores só pra acalmar um pouco o ritmo das aulas ou toda a falação do horário do recreio. E num desses momentos se iluminou pra mim a capela que ficava ao lado da secretaria.

Silêncio. Vazio. Preenchimento. Eu. Minha Presença. A riqueza da solitude experimentada pela primeira vez.

Naquela época, meu pai costumava me dar livros quando voltava de viagem e era nesse silêncio que eu lia. Havia sempre uma vela acesa no altar da capela e eu nem precisava iniciar uma oração para já me sentir em estado de divina conexão. Foi nessa capela que pela primeira vez eu me arrisquei a escrever as primeiras linhas sobre o que eu sentia, o que eu aprendia, linhas sobre minhas memórias, minhas histórias, minhas lembranças.

E as linhas, mal sabia eu, criavam acesso a um mundo de autoconhecimento, de conexão comigo mesma, de despertar da minha voz e da minha essência. Estavam ali as primeiras sementes para o que é hoje minha missão de vida, a escrita e o partilhar do que a vida me trouxe de sabedorias.

Hoje, olhando para trás, vejo a beleza daquele tempo, de todo o despertar do valor precioso da solitude, do valor da minha presença, da voz que é capaz de brotar em nós graças aos espaços que criamos para nossa essência receber seu tempo de cultivos, de cuidados de auto-amor.

Por hora celebro o tempo de nova Oficina de Redação (e Oração), e recebo cada um dos novos integrantes dessa travessia. E para esse tempo de celebração está no ar o Episódio 2 da série Minha Vida de Escritora, onde eu conto um pouco mais sobre esse momento da minha história e todos os frutos colhidos graças a ele. Aqui você assiste: Episódio 2 – Minha Vida de Escritora

Paula Quintão
19 de fevereiro de 2017

assine_newsletterb banner_novoeu

Author

Paula Quintão é escritora & mentora de escritores, transição de vida e negócios digitais. Criadora da Escola de Rumos, do Portal Coragem Para Empreender e da Editora Suban a Los Techos, autora do livro Para Sempre Um Novo EU. "De passo em passo eu desvendo um mundo dentro e fora de mim".