Há alguns anos li um dos melhores livros que já passaram por mim, na verdade era uma dupla de livros do autor Eduardo Giannetti. O Valor do Amanhã é um deles e o outro é O Autoengano. Especialmente hoje quero falar do autoengano. Ele trata sobre as mentiras que contamos para nós mesmos, mentiras que acreditamos serem verdades e que se aprofundarmos numa análise daquilo que estamos dizendo o que acontece é um olhar revelador sobre tantas e tantas mentiras contadas.

Não porque estamos intencionalmente dedicados a mentir, mas pelo fato de falarmos muitas coisas para os outros e para nós mesmos a partir de um lugar de pouca consciência. 

Uma mentira dessas pode ser a esposa dizer que ama muito seu marido quando na verdade o que ela sente de fato é medo de ficar a sós. Ou você dizer que sua vida sexual é ótima quando na verdade tudo o que você deseja no final do dia é virar para o canto e dormir. São só alguns exemplos, poderia fazer uma lista grande. 

Semana dessas uma flor do dia do Prem Baba era sobre essas mentiras, mentiras que vamos desvelando graças aos nossos processos de autoconhecimento. 

Para essas mentiras que vêm do autoengano um belo trabalho de autoconhecimento pode nos ajudar.  Basta irmos nos perguntando se realmente aquilo que estamos dizendo, fazendo e pensando está condizente com o que sentimos. Alinhar ações, palavras pensamentos e sentimentos é o grande objetivo e é a grande cura para as mentiras que contamos para nosso autoengano.

Acontece que não há só um tipo de mentira. A mentira do autoengano é um tanto inconsciente e pode ser curada com doses de consciência. Mas há um outro tipo de mentira, essa mais consciente, que contamos para manipular uma situação. Para esse tipo de mentira apesar de eu ter um baixíssimo nível de tolerância, já consigo experimentar certo nível de compreensão. Mentiras como traições, ou histórias inventadas que nunca aconteceram, ou simulações de sentimentos. 

Eu trabalhei até tarde, diz o marido que saiu do expediente às 14h com uma amiga de trabalho. Eu não mexi no seu celular, diz ele depois de ter sim uma espiada nas mensagens dela.

Essas mentiras contam sobre uma alma carente por aprovação capaz de fazer de tudo um pouco na busca por ser aprovada e amada. Apesar de virem de um lugar um pouco mais intecional, porque quem as diz tem consciência que aquela é uma forma dr manipulação dos fatos, também vêm de um lugar de inconsciência. Inconsciência sobre os aspectos que estão por trás da mentira, como a carência, como o medo por não ser aprovado, como a busca por ser admirado ou amado.

Curar aspectos inconscientes pelo autoconhecimento é a melhor forma de curar a mentira, a ilusão, a necessidade de contar histórias que não são verdadeiras. Seguimos em curas.

Paula Quintão

20 de novembro de 2016

“Se ao menos puder ser honesto a ponto de admitir suas mentiras para si mesmo, você estará dando um passo em direção à transformação. Para ajudá-lo nesse processo, eu sugiro um exercício bem simples: faça um diário das suas mentiras. Toda noite, antes de dormir, descreva-as num caderno. É só você com você. Não precisa mostrar para ninguém, então pode ser bem sincero. Descreva todas as mentiras, desde as mentirinhas bobas, que você conta para poder tirar vantagem ou para ficar ‘bem na foto’, até aquelas mentiras que te levam a inventar mais mentiras para poder sustentá-las. Sempre releia as mentiras do dia anterior e veja se está havendo alguma mudança, algum progresso. Dessa forma, a cada dia você dará nem que seja um passo em direção à verdade.”
Sri Prem Baba

assine_newsletterb

banner_novoeu

Author

Paula Quintão é escritora & mentora de escritores, transição de vida e negócios digitais. Criadora da Escola de Rumos, do Portal Coragem Para Empreender e da Editora Suban a Los Techos, autora do livro Para Sempre Um Novo EU. "De passo em passo eu desvendo um mundo dentro e fora de mim".

  • https://www.facebook.com/andreluispio.sa?fref=ts André Luis Pio D’Anunzio

    Que texto tocante significativo para mim!
    …isso porque está com mão quebrada…
    GRATIDÃO Paula por colocar sua Luz neste tema – muito oportuno para o meu momento de Vida, e para o que eu preciso para me enfrentar & resolver, na minha jornada de autoConhecimento!