Sobre PAULA QUINTÃO

paula_quintao02-1024x204

POR PAULA QUINTÃO

Paula Quintão é escritora e empreendedora dos seus negócios e da sua vida. Acredita que de passo em passo desvendamos um mundo dentro e fora de nós. E nesse caminho de descobertas o texto e os escritos foram seus aliados, criando uma história de partilhas, encontros e entregas.

É uma viajante, apreciadora das trilhas e das águas, também paraquedista e mergulhadora, peregrina do Caminho de Santiago e amante das montanhas mais do que das planícies.

Tem uma vida em movimento. É doutora em sustentabilidade e por cinco anos viveu em Manaus. Mineira de Ouro Preto, hoje considera-se uma cidadã do mundo, sente-se em casa casa em qualquer canto de aconchego.

Criadora da Escola de Rumos, da Editora Suban a Los Techos e do Portal Coragem Para Empreender. Doutora em Sustentabilidade. Mãe da Clara. Autora de Para Sempre Um Novo EU (2012) e O Caminho Que As Estrelas Me Viram Cruzar (2017).

É referência nas áreas de autoconhecimento, mudança de vida e empreendedorismo (de vida e de negócios).

Aos domingos escreve em seu espaço online www.paulaquintao.com.br

EU SOU

1008838_10151961260829019_505781910_o

Sou Paula e renasci no mundo diversas vezes. E, se o mundo é grande parte água… e se os seres são grande parte água… Eu nasci da água e retorno a ela constantemente. Mergulho no mundo para mergulhar em mim – é o meu movimento. É assim que escolhi fluir pela vida.

Porém, nem sempre foi cristalino assim que era esse o meu caminho. Por vezes, me deixei levar pela ideia da vida pedra, lapidada à força pelas mãos habilidosas do destino. Outras vezes, ainda, me deixei levar pela ideia da vida ar… essa que voa pelos ares sem um pouso que a acolha.

A vida água, acreditem, foi pouco a pouco sendo construída dentro de mim a cada mergulho. Uma construção que não tem fim. Uma constante construção que me define, que nos define como humanos que somos, e que por isso me encanta e me completa. E essa água a que tudo se ajusta, em que tudo se envolve é minha guia e minha completude.

1533764_10152270190694019_160798199_n

Ouro Preto foi meu berço de nascimento e eu, menina ainda, ainda não via o quanto a terra das Minas Gerais traria para essa vida meus ciclos do ouro. Entre montanhas e serras, entre ladeiras e pedras escorregadias, entre um sonho e outro, engravidei de minha pequena Clara aos 14 anos. E entre uma lágrima e outra, aprendi que podia maternar e viver, ainda que todos me dissessem “não”.

O mundo disse não e eu retirei os tênis de escola… O mundo disse não e eu toquei a grama com a sola do pé… O mundo disse não e eu me formei, segui meu mestrado, segui meu doutorado… O mundo disse não e eu segui para Manaus, o grande encontro de rios.

E em Manaus, pela primeira vez, me percebo conscientemente como água que sou.

“Manaus e o caos”, poderia ser esse um nome de livro na prateleira empoeirada de algum sebo esquecido. Nome do meu tema descrevendo a vida, a história que eu escrevo todos os dias…

doutorado

Fato é que entre Minas e Manaus há poucas letras de diferença, mas um mundo de culturas… E eu me apaixonei por esse mundo. Segui meus estudos e terminei o doutorado, e entre tantos escritos da minha tese e horas de pesquisa, aprendi que também o conhecimento é feito água… E pode transpassar a pele da educação formal e fazer parte do mundo de outras pessoas. Comecei a criar meu negócio-água-conhecimento naquele momento da minha história… E a partir dele, ganhei asas!

Asas que se materializaram em forma de paraquedas, quando fiz meu curso de paraquedismo e saltei rumo à vida que queria ganhar força para além de mim.  Fui ao topo da montanha, percorri longas trilhas, caminhei e me abri para a vida.

946021_10151883654974019_651488731_n

Se o mundo dissesse não, água que me descobri ser, fluía e escorria caminho afora.

Ainda agora imagino meus pais, mineiros que são, me observando amorosos a escalar o sofá da sala após dar meus primeiros passos. Os joelhos ralados, a persistência, os tantos choros, o chão… A vida passa, mas o que parece não passar é essa nossa vontade constante de caminhar por ela.

Caminhando cheguei a Manaus e às comunidades indígenas estudando a educação feita no Amazonas, as redes de comunidades que se integram graças à tecnologia. Caminhando subi o monte Roraima após meu primeiro casamento que flui em rumos diferentes daquele rio por onde seguia meu caminho… Caminhando percorri os 800km de Caminho de Santiago de Compostela após meu segundo casamento que igualmente fluiu por caminhos diferentes por onde seguia o meu rio. Caminhando como caminhei pelas ruas de Ouro Preto… Como caminhei pelas feiras de Manaus… Como caminhei pelas montanhas… Como caminhei pelo corredor da casa dos meus pais… Como caminhei por longas estradas dentro de mim mesma, olhando cada ponto de luz que me habita…. Como caminho construindo e ordenando as minhas histórias para que elas sirvam a todos que cruzarem meu caminho.

De Manaus, trouxe a certeza de que somos água esempre há um caminho possível. Das Montanhas trouxe a percepção de que os passos nos levam mais longe do que imaginamos. E do Caminho de Santiago trouxe o brilho no olhar que me faz valorizar o instante presente como único. E assim, de passo em passo eu desvendo um mundo dentro e fora de mim.

Boas vindas à minha casa na internet, sinta-se à vontade por aqui.  E se quiser me escrever, claro, será uma alegria. paula@paulaquintao.com.br
logo_paulaquintao

MEUS PROJETOS

todasaslogos_fundo

Escola de Rumos 

Nasce a Escola de Rumos, criada por Paula Quintão, um espaço online e itinerante, que tem como objetivo preencher seu caminhar com conhecimentos das mais diversas áreas da vida para que assim você se fortaleça em sua caminhada rumo aos seus sonhos, conhecimentos salpicados por muitas e muitas pessoas. Um espaço em que somos todos luz uns na vida dos outros.

Editora Suban A Los Techos

A Editora Suban A Los Techos tem sua linha de conteúdos na área de leituras que inspiram a “elevar a vibração” pelo brilho no olhar, pela alegria partilhada, pelos aprendizados celebrados, pela história contada.

Portal Coragem Para Empreender

Acreditamos que o empreendedorismo vai bem além dos negócios, empreender é um modo de vida, é uma travessia para a realização das nossas missões de vida, nossos objetivos. E que a coragem é a força que nos une e nos move através dos caminhos, nos fazendo avançar e nos tornando pontos de inspiração nas jornadas individuais para que uma grande jornada coletiva também se realize.

banner_novoeu (1)

LIVRO PARA SEMPRE UM NOVO EU

SOMOS SERES em transformação. Hoje, versões melhores do que éramos ontem. E assim, de passo em passo, nossas histórias são capazes de nos trazer novos olhares, novas descobertas, um novo EU.

Ao longo das páginas desse livro é possível caminhar ao topo do Monte Roraima ao lado de Paula Quintão, mas além dele, para uma bela e inspiradora história de superação e transformação.

Compre Aqui o Seu Livro

RECEBA PAULA QUINTÃO EM SEU EMAIL

Todos os domingos um novo texto de inspiração de autoconhecimento, mudança de vida e empreendedorismo de vida e de negócios da autora Paula Quintão em seu email. Clique aqui para assinar.

assine_newsletterb