A Chama Interna, por Paula Quintão em tempo de inscrições abertas para o Clube dos Impulsionadores.
Dentro de cada um de nós habita um potencial de chama acesa. Digo potencial pois todos nós sabemos bem que a chama não se acende de uma vez por todas e “pronto, você ganhou o jogo da vida”. Não, não é assim. A chama interna não é estática. Nem garantida. Há um potencial para que a chama se acenda, isso é o que precisamos saber e lembrar.
Uma cena ilustra bem: nunca estive na situação de ter que fazer fogo em acampamentos e preservá-lo aceso, mas em alguns programas desses de sobrevivência na selva é um clássico fazerem o fogo com muito custo por atrito ou mesmo usando uma perderneira e depois ser aquela luta para o fogo continuar aceso. O mesmo acontece dentro de nós. A chama se sustenta viva com nosso cuidado. E vez ou outra se apaga. Apagar não é um grande problema desde que você refaça o fogo. O problema começa quando ela se apaga e você se esquece do potencial de voltar a acender a chama, aí se faz um vazio desses que criam dor e escuridão.
O vazio de dor pode levar a escuridões que se desenrolam por longo tempo.Tudo porque você se esqueceu que o potencial de produzir fogo interno está sempre disponível.
O lembrete de que o potencial de produzir luz existe precisa ficar bem diante dos olhos e ele nos chega pela troca que vivemos com o outro. O outro, ao trazer diante de nós sua chama acesa, nos relembra o nosso potencial. Admiramos. O outro não consegue acender nosso fogo interno, isso não existe, mas consegue nos lembrar. E lembrar é tudo que precisamos: lembrar que o potencial de produzir chama estará sempre disponível. Nosso fogo interno é que vai criar essa combustão criativa, essa capacidade de transformação, esse movimento, essa força de levantar e fazer.
A chama interna é que vai nos fazer ver a poesia contida no instante, enxergar além, vibrar com alegria. Criar. Criar. Criar. Amar. Amar. Amar.
É sob a regência dessa chama que cuido no mês de janeiro das inscrições para a comunidade de empreendedores que sabem, assim como eu, da importância de manter acesa sua chama.
Clube dos Impulsionadores, é tempo de embarque 2023✨✨✨