ENSINAMENTOS DA TRILHA PARA O DIA A DIA

Quando enfim reunimos nossa bagagem dentro de uma mochila que segue conosco em nossas costas trilha adiante, estamos mudando algo profundamente dentro de nós.

Naquele momento mágico em que levamos nas costas tudo o que precisamos mudamos algo essencial: nossa percepção do mundo e do que é essencial para nós.
Ao mudar nossa percepção mudamos o mundo, pois o mundo nada mais que é o reflexo do que pensamos e sentimos. Nossos olhos regulam a realidade conforme nossas crenças, nossos valores e nossa visão de mundo.

Fazer uma viagem de aventura é fazer uma lavagem da alma, tirar tudo o que é desnecessário e cobrir os espaços vagos com luminância. E os símbolos das viagens da aventura permanecem conosco e transformam cada uma de nossas próximas experiências.

A barraca vira um elemento de admiração e a cama que nos aguarda em casa vira um luxo, um bem que passamos a agradecer por possuir. Assim como nosso vaso sanitário que ganha poderes mágicos já que desaparece com tudo o que não queremos ver por perto. O chuveiro e a água quentinha viram um abraço macio quando voltamos para casa. Voltamos extremamente gratos pelo que temos e mais gratos ainda pelo que vivemos. Não ter a cama macia, não ter o banheiro mágico ou o chuveiro quentinho, ao contrário do que pensamos, não faz “sofrer”, e sim faz perceber que o essencial não está nas coisas que possuímos, mas no que sentimos.

Não há um grupo sequer de viagem que fiz parte que se sentiu infeliz por não ter cama ou por não ter qualquer conforto urbano. Ninguém reclamou “que chato ficar sem luz” ou “detesto ficar sem TV”. Em viagens de aventura todos saem de suas zonas de conforto, vivem diariamente a superação e se integram ao AGORA como nunca antes fizeram.
A barraca vira o símbolo do desperta. Não representa mais somente o momento de dormir, representa seu desapego à vida feita a quatro paredes, à vida engessada pelas cidades e suas normas. Uma barraca é o símbolo da vida livre e em contato interno, nosso despertar para o que é essencial nessa existência.

O banheiro vira o símbolo da inspiração, da integração do homem e o ambiente. O banheiro se torna a mais pura expressão de que somos UM, de que somos parte do mundo, um animal humano, um todo integrado e inseparável.

Essas percepções são incrivelmente libertadoras pois nos tiram de um reino e nos colocam em outro, nos tiram do egocentrismo entorpecente e nos desperta para a vida interior e plena.

As trilhas de aventura e todos os simbolismos que elas carregam nos fazem perceber que a beleza do caminho e da vida não está no ponto de chegada nem no ponto de partida. Está no caminho e o caminho é a representação do que você leva na alma. Quanto mais belezas na alma, mais belezas por onde você passa. Ensinamentos das trilhas que levamos para o dia a dia.
assine_newsletterb

banner_novoeu

Deixe um comentário