Em Nova Petrópolis fui palestrante do evento da @estefania.michaelsen. O tema para a minha fala foi a relação com o planeta. O interessante foi ver a reação de cada participante logo que eu sentei e disse “esqueçam essa tarefa de salvar o planeta. É sobre isso que vim falar hoje e já vamos direto ao ponto, essa é uma pretensão e você muito provavelmente está fora de lugar ao se ocupar disso”. Como doutora em sustentabilidade na Amazônia, um doutorado que cursei na própria Amazônia, fica mais fácil minha fala seguir sendo ouvida. No mínimo garanto o respeito da escuta.
A verdade é que logo no primeiro semestre de doutorado eu tive, por algumas boas leituras que fiz, o véu sobre as pesquisas ambientais removido. Aviso antes mesmo de estarmos juntos: sobre o ambiente, o buraco é sempre mais embaixo, pesquisas e índices não são bons para evidenciar nada. Agora vamos ao ponto que nos interessa enquanto não posso me alongar contigo em uma palestra como a de hoje. Foi graças às leis sistêmicas e aos conhecimento dos cinco círculos das relações que pude compor minha fala e sei que qualquer um que estiver comigo em presença como todas aquelas mulheres estavam vão perceber claramente do absurdo que se trata o lugar de salvar o planeta.
Podem até continuar por aí com suas bandeiras a la greenpeace, mas igualmente um véu será removido, porque chega num ponto de consciência que não dá mais para nos enganarmos. Então para que daí não esquente os ânimos e mantenha-se em clima de “relax, Max”, aqui vão algumas tarefinhas básicas de casa para que você ocupe seu lugar e libere um “cadiiinho” de pretensão.
Lista do que fazer antes de salvar o planeta: 1. se manter pequeno sem críticas diante dos seus pais 2. servir e ser bem sucedido na vida profissional. 3. relacionamento afetivo sexual ativo e bom 4. conduzir seus filhos (pode ser que não queira filhos e tudo ok). 5. e quando todo o resto estiver bem, aí talvez possa entrar em flow com o mundo e perceber o que se pode fazer do seu lugar garantindo que todo o resto siga funcionando na sua vida. “Menaaaas, bem menas”, como brinca meu professor Décio. Mantenha daí a casa limpa e as gavetas arrumadas. #greenpeace #sóquenão
Paula Quintão, 28 de setembro de 2019