A Vida Muda de Sentido Com O Servir

Todas as vezes que abro a sessão de enroscos, em 100% das vezes, tem alguém xingando a vida e dizendo que está tudo uma bosta, uma porcaria e por aí vai. Falar uma coisa simples e que por ser tão simples dá um enrosco na sua mente habituada aos caminhos que faz. Sua vida só está assim, digamos, nível “bosta”, porque você só tem se ocupado com a sua própria vida. Vou me alongar na explicação. Vamos à foto que ilustra esse post.

Tirei ontem no banheiro que mais amo no exato meio do caminho entre a casa dos meus pais até a minha. Ontem tinha uma mulher elogiando o banheiro com a senhora responsável pela limpeza. Eis que ela respondeu. “Um dia entrei aqui, me apaixonei por esse banheiro. Me enchi de coragem e vim perguntar se tinha vaga para eu trabalhar aqui. E tinha! Tem gente que entra e confunde o banheiro com a loja. E vou te falar: é o único banheiro que se você quiser dá pra comer dentro”.

Eu sorri para a conversa delas enquanto lavava a mão. Ganhei de presente. Sabe, essa senhora que limpa o banheiro não tem risco de pensar que a vida é uma bosta e seus afins, mesmo ela que convive com os afins no banheiro, porque ela está se OCUPANDO DO OUTRO.

Ocupando de servir com o que tem, ocupando de mostrar, ocupando de sair de casa agradecida e ir para o trabalho, ocupada em voltar pra casa e fazer também pelos seus o que pede pra ser feito. Essa sensação de “bosta “ acontece quando nos isolamos, nos resguardamos, quando higienizamos as nossas companhias só pegando pra conversar quem diz as mesmas verdades que a gente, quando trabalhamos somente de home office, quando queremos ter muitos tempos de “nosso espaço”, quando nos colocamos a cuidar de nós mesmos obsessivamente antes de cuidar dos outros.

É, simples assim, vai dar ruim. O buraco interno vai crescer, a angústia vai aumentar, seu coração vai começar a gritar que sua força está sendo desperdiçada e conclusão: diagnóstico = “vida de merda”. Sentir que a vida tá uma merda é como receber um comando do coração que a direção está errada. Dá pra ser diferente. 2020 vem aí. Povoar a vida e nos colocar a servir com o que temos, eis duas chaves poderosas para estar presente na existência. #servir #sessãodeenroscos