Bom Caminho Pela Vida

Esse não é um Caminho sobre chegar em Santiago. Esse é um Caminho sobre humanizar-se. Um Caminho para nos despir das ilusões, de tudo que não é verdadeiro, de tudo que nos faz acreditar que pode haver entre nós um melhor que o outro, de tudo que é bobagem do ego, de tudo que é de menos valor para a alma.

Fica escancarado o quanto é o amor que importa, o quanto somos bons uns para os outros, o quanto o conforto pode nos acomodar, o quanto não precisamos de quase nada, o quanto temos tudo o que precisamos, o quanto naturalmente nos ajudamos uns aos outros, o quanto o afeto nos alimenta, o quanto nos faz bem avançar encarando nossas dificuldades e medos, o quanto o passo a passo rende.

Esse é um Caminho para nos transformar de dentro para fora. Porque a transformação é inevitável, ela está presente a cada instante: no avançar mesmo cansado, no acordar mesmo com sono, no ceder a vez mesmo com pressa, no agradecer infinito, na compreensão das dificuldades do outro, no respeito aos seus limites, na percepção dos seus altos e baixos, no sentir das suas emoções.

Não, esse não é um Caminho sobre chegar em Santiago. Esse é um Caminho para nos lembrar humanos. Um Caminho para nos lembrar o que é valioso e o que não é, para nos lembrar nossa força e delicadeza, nossa coragem e nossa fragilidade, para nos apontar com setas bem amarelas e constantes: siga, siga, siga. “Siga Ao Seu Mais”. Esse não é um Caminho sobre chegar em Santiago. Esse é um Caminho para nos dizer “somos todos peregrinos pela vida”. Diante disso, só nos resta declarar, rendidos diante do que somos e de tudo que é maior que nós: “buen camino”.

Bom Caminho Pela Vida. Paula Quintão, em 04.06.2023, a peregrinar.